Metro faz tremer na Estrela
A verdade é que ninguém os tranquiliza. Não há cuidado com as pessoas (…) As pessoas, nestas zonas, vivem com receio daquilo que o dia seguinte lhes reserva. Sempre que os cidadãos tiverem alguma questão, podem e devem dirigir-se à JF.
Portugal Smart Cities Summit: entidades públicas devem estra na linha da frente da transição digital
Não há cidades inteligentes sem serviços inteligentes”, algo que defendi na Portugal Smart Cities Summit by Fundação AIP.
Lisboa: Gestão de Moedas “não pode ser oito ou oitenta”
A grande preocupação que sempre tive no PSD Lisboa é unir lisboa. O grande desafio é manter a unidade na pluralidade.
Luís Newton: “Rangel é um quadro político de enorme referência no PSD”
Ter o partido em Lisboa todo junto também foi um elemento para a vitória na cidade.
Restauração em Santos fecha mais cedo
Para controlar ajuntamentos na noite, restaurantes e bares em Santos encerram três horas mais cedo. No Poço dos Negros a junta de freguesia manda fechar esplanadas às 22h30.
Covid. Estabelecimentos na zona lisboeta de Santos vão encerrar três horas mais cedo devido aos ajuntamentos
Os empresários da zona de Santos, em Lisboa, vão encerrar os estabelecimentos às 23:00, entre quinta-feira e domingo, de modo a controlar os ajuntamentos noturnos, informou hoje à agência Lusa o presidente a Junta de Freguesia de Estrela.
Dar a mão ao Chega é diferente nas autárquicas e caberá a Moedas “ver quais são as condições de governabilidade”
O convidado desta semana do Irrevogável – o programa de entrevistas da VISÃO – é Luís Newton, o líder da concelhia do PSD Lisboa. Eleito há menos de um ano terá a sua prova de fogo nas eleições autárquicas, no outono, com Carlos Moedas como candidato.
Moradores e junta criticam novos caixotes de lixo na Madragoa
Às dúvidas dos residentes somam-se as críticas da Junta de Freguesia da Estrela, que foi chamada pela câmara a dar parecer ao projecto de instalação dos contentores e decidiu apresentar uma ideia alternativa. “Há um problema de gestão de lixo na Madragoa, mas não se resolve com caixotes, resolve-se com mais passagens”, afirma Luís Newton (PSD).
Demitiu-se o vereador da câmara de Lisboa que foi vacinado com doses que sobraram de lares de idosos
Na sequência das notícias sobre a vacinação de Carlos Castro, o PSD tinha exigido a demissão do vereador. Depois do socialista anunciar a decisão, o presidente do PSD Lisboa, Luís Newton, defendeu em comunicado que era “inevitável“.
PSD Lisboa contesta escolha de 450 pessoas vacinadas em quatro freguesias
Ao JN, Luís Newton, presidente do PSD Lisboa, adiantou que foram os presidentes da respetivas juntas a “indicarem os nomes das pessoas a vacinar”, o que considera “gravíssimo”. “Onde é que estão os critérios médicos na escolha?”, questiona, classificando a situação como “reveladora do descontrolo total” por parte da Câmara Municipal de Lisboa” relativamente ao processo de vacinação.
A Comissão Política do PSD Lisboa, liderado por Luís Newton, já veio exigir a demissão do vereador. “Quando existem portugueses em situações de risco e fragilidade que continuam a aguardar a sua vez de serem vacinados não podemos aceitar o argumento das ‘sobras’ para que estas decisões passem incólumes”, refere em comunicado.
Votos aos milhares ficam perdidos nas Juntas de Freguesia
Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, defende que ‘a fraca adesão eleitoral prova que este sistema não funciona’.
PSD Lisboa pede que autarquia suspenda pagamento de parquímetros
Argumentando que se trata de uma despesa “extra” e “incomportável”, o líder dos sociais democratas em Lisboa pede que a câmara de Fernando Medina suspensa o pagamento dos parquímetros.
Por causa da pandemia, muitas escolas foram obrigadas a adaptar-se em tempo recorde e até a procurar novas instalações.
Em menos de duas semanas a Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, reconverteu um espaço para acolher 72 crianças. Em plena pandemia, os alunos começaram o ano letivo num espaço diferente, onde as medidas de prevenção são ainda mais rigorosas do que em outros estabelecimento.
Junta de Freguesia da Estrela acusa a Câmara de Lisboa de não ter concluído as instalações provisórias para acolher os quase 200 alunos da Escola Básica n.º 72 e improvisou uma solução. Câmara justifica atraso com a pandemia de covid-19 vai reunir-se com a direcção do agrupamento esta sexta-feira.
O presidente do PSD Lisboa pediu que se torne obrigatória a utilização de máscaras no espaço público com o regresso das pessoas aos trabalhos e à escola.
“Meias medidas e recomendações não estão a funcionar”, lê-se no comunicado enviado pela bancada do PSD da Assembleia Municipal de Lisboa.
Luís Newton vincou o peso que a concelhia social-democrata deve ter no partido a nível nacional e que a votação dos militantes refletiu uma vontade de trabalhar em nome de “um objetivo comum” para o futuro.
Luís Newton, presidente de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, reagiu à opinião de Fernando Medina no The Independent sobre restrições ao alojamento local acusando-o de ser incoerente.
Luís Newton, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, pediu esta terça-feira a demissão de Fernando Medina. Depois das duras críticas do autarca à resposta das autoridades de saúde na gestão da pandemia no pós-desconfinamento, o social-democrata veio apontar culpas ao próprio edil: “Deverá ser consequente com as suas palavras e ser o primeiro a demitir-se”, argumenta.

Até agora, segundo a Junta, cerca de 90% dos pedidos para receber estes kits foram feitos através de uma plataforma digital que “funciona em tudo como a Uber”. No entanto, quem não tem acesso à internet pode pedir as máscaras através da linha SOS Estrela. Feito o pedido, as máscaras são entregues em casa por funcionários da Junta.
“Foram testados todos os que não estão em teletrabalho, ou seja, 95 de um total de 110 trabalhadores”, diz à SÁBADO o presidente da Junta, Luís Newton, que já decidiu “fazer nova bateria de testes se houver prolongamento do estado de emergência”.
CHAME o LIXO é uma aplicação da Junta de Freguesia da Estrela em Lisboa para evitar que os sacos de lixo orgânico fiquem abandonados no meio das ruas durante todo o dia.
“Ao longo do primeiro mandato como do segundo, em vários momentos, tentámos sensibilizar a Câmara a introduzir medidas de acalmia de tráfego e um maior número de zonas de atravessamento”, defendeu Luís Newton (PSD) em declarações à Lusa.
O presidente da Junta de Freguesia da Estrela levou o tema do estacionamento à reunião desta terça-feira, da Assembleia Municipal. Sem nunca referir o caso concreto de Madonna, Luís Newton defendeu que a Câmara Municipal de Lisboa não pode criar cidadãos de primeira e de segunda.
O presidente da Junta de Freguesia da Estrela disse nesta terça-feira que vai pedir uma análise jurídica ao contrato firmado entre a Câmara de Lisboa e a cantora Madonna, com vista à cedência do logradouro do Palácio Pombal para estacionamento.
“Esta maioria que (des)governa a cidade de Lisboa tem persistido numa política desconcertante de urbanização sem regras. A isto acresce as várias inconformidades processuais que podem resultar na nulidade da licença”, afirmou, em comunicado, Luís Newton, líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.
Além de pessoas em situação de sem-abrigo, aquele complexo está preparado para receber também animais, naquele que é, para o presidente da autarquia, Luís Newton, um “fator diferenciador”.
“O PSD da Assembleia Municipal tem acompanhado com alguma preocupação a inação da Câmara de Lisboa sobre uma matéria que a todos nos deve mobilizar”, afirma o líder da bancada social-democrata naquela sede, Luís Newton, em comunicado.
“Temos duas zonas na nossa área de freguesia que se tornaram focos de interesse. Para evitar uma operação desordenada e deixar a critérios arbitrários de decisão, entendemos que seria muito útil podermos criar um novo critério com vista ao equilíbrio e sustentabilidade da ocupação”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia da Estrela.
Filho de uma educadora de infância e de um oficial de Cavalaria, Newton é presidente da junta da Estrela há quatro anos. Recusa que todo o PSD/Lisboa seja uma “concelhia rebelde”.
A CIOnet anunciou sete finalistas para a quinta edição dos prémios “CIO of the Year” e Luís Newton repete a nomeação depois de lhe ter sido atribuído o galardão máximo para a área de administração pública, em 2016.
“Cientes da ansiedade provocada por qualquer fragilidade na segurança pública, a Junta de Freguesia da Estrela tem desenvolvido inúmeras acções inovadoras dirigidas ao reforço do policiamento de proximidade e consequente aumento da segurança publica na Estrela”, escreveu o presidente da Junta da Estrela, Luís Newton, na sua página oficial.
Pela primeira vez, a tradicional Feira do Cavalo da Golegã instala-se durante uma semana em Lisboa, no Terraplano de Santos. Para nos falar do evento que começa hoje, dia europeu do cavalo, recebemos na Edição da Manhã o presidente da junta de freguesia da Estrela, Luís Newton.
O presidente Luís Newton, 38 anos, tem uma explicação simples: “no limite”, a junta é uma startup. “Se calhar, o que o destino nos reserva é o mesmo que reserva a outras startups: vem um tipo grande e compra a ideia”.
Seis meses. Foi o tempo que a Junta de Freguesia da Estrela demorou a implementar a Plataforma de Gestão de Higiene Urbana desde o nascimento da ideia. A ferramenta visa “complementar a área de Higiene Urbana, assegurando a sua transformação digital, modernizando processos e procedimentos”, explicou Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela.
O projecto Geo Estrela convenceu o júri numa área que pela primeira vez tem um prémio, a da administração pública (“Government”). Luís Newton tem a seu cargo onze unidades de negócio e com a iniciativa procurou definir uma nova filosofia de gestão.
A Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, resulta da agregação das antigas freguesias da Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho. Para garantir a proximidade de um só presidente com a população de três freguesias, o Presidente da Junta criou o Geo-Estrela. Uma inovadora ferramenta de cidadania e transparência que se revelou um poderoso – e já premiado – instrumento de gestão territorial em tempo real.
Como noutras zonas, há problemas: dejectos caninos, calçada estragada e falta de higiene urbana. Em vez de ter as equipas de limpeza na rua sem rumo certo, a Junta de Freguesia inverteu a situação ao lançar em Janeiro um serviço que permite aos fregueses denunciar ocorrências: o site GeoEstrela. Basta um smartphone e acesso à internet para conseguir usar o serviço.
O presidente da Junta de Freguesia da Estrela explicou que, para utilizar a aplicação “GeoEstrela”, basta descarregá-la (em geoestrela.pt), fazer o registo e enviar uma fotografia do que se pretende reportar, cabendo à autarquia fazer a gestão do que é apresentado.
Os novos meios de transporte permitirão uma “intervenção muito mais rápida”, classificou o autarca Luís Newton.